Eu tenho um Passado!

Eu tenho um passado. Você tem um passado. Todos nós temos um passado.   Quem é Você? O que define você? Seu passado te define? Você é definido por conquistas? Você é definido pela dor?  

Ok, grandes perguntas carregadas, certo? Aqui está porque eu estou perguntando. Nós somos todos humanos.

Como Deus te define? Ele me define pela minha vergonha? Ele me define por minhas conquistas? Nossa nova identidade é formada por grandes momentos de fraqueza e sucesso para nos deixar uma opção; Jesus.

Todos temos um passado, bom e ruim. Não importa a direção, estamos sempre tentado escrever a nossa sobre nós mesmos. No entanto, quando olhamos para trás, podemos ver em que as áreas estão as maiores feridas. Áreas que nos  levam a um lugar de total dependência. Quando lembramos em algumas das maiores realizações, eu entendemos que era tudo sobre Jesus. Vemos como Deus estava se movendo e trabalhando e seria um orgulho pensar que Deus não estava no trabalho.  

Então, como todos nós temos um passado, a questão se torna, como podemos tornar nosso passado tudo sobre Jesus? É uma escolha! Incline-se. Escreva sua história. Faça sobre Jesus. Escreva sua história, mas faça de Jesus o personagem principal. Quando Jesus é o personagem principal da sua história, Ele é o papel principal, não você. Isso é bom.  

Então, se o seu passado lhe traz dor ou orgulho, se isso trouxe você a Jesus, faça disso o foco. O inimigo quer que você se concentre em si mesmo porque é difícil ver Jesus quando você é a única coisa à vista.  

Se o seu passado está cheio de dor, concentre-se em Jesus.

Romanos nos lembra que em nosso pecado Jesus morreu por nós. Seu passado aponta para o fato de que você precisa de Jesus. Todos nós fazemos. A necessidade de Jesus é porque Deus o enviou para nós. Seu passado pecaminoso não surpreende Jesus. Se sua dor é provocada por outro, Deus, como só Ele pode fazer, foi capaz de trazer a beleza das cinzas. Ele foi capaz de trazer a beleza da eternidade para um lugar de dificuldades. Louvado seja Deus por isso.   Se o seu passado está repleto de realização, concentre-se em Jesus. É tudo sobre você? Você conseguiu grande sucesso? Deus permitiu que você fosse bem sucedido por sua fama ou por Sua? Satanás quer que seja pela sua fama. Deus traz fama para a Sua glória e pelo amor do seu nome. Quando você pensa no seu passado, como você pode trazer a fama de Jesus através dele? Como você pode pintar uma imagem onde as pessoas dizem “Uau Deus” em vez de “Uau, Fulano”.

E levantou-se aquela mesma noite, e tomou as suas duas mulheres, e as suas duas servas, e os seus onze filhos, e passou o vau de Jaboque.
E tomou-os e fê-los passar o ribeiro; e fez passar tudo o que tinha.
Jacó, porém, ficou só; e lutou com ele um homem, até que a alva subiu.
E vendo este que não prevalecia contra ele, tocou a juntura de sua coxa, e se deslocou a juntura da coxa de Jacó, lutando com ele.
E disse: Deixa-me ir, porque já a alva subiu. Porém ele disse: Não te deixarei ir, se não me abençoares.
E disse-lhe: Qual é o teu nome? E ele disse: Jacó.
Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens, e prevaleceste. Gênesis 32:22-28





Pense nesse evento. Jacó, por um lado, falhou. Ele foi ferido. É uma ferida que duraria a sua vida. Pode ser a fonte de grande vergonha, dor e uma identidade formulada em fracasso. O cristão deve se concentrar na vergonha ou em Jesus?   Por outro lado, Ele lutou com Deus e não foi destruído. Jacó poderia olhar para este episódio e se tornar orgulhoso. Ele poderia tornar a vida e a identidade tudo sobre si mesmo. O cristão deve se concentrar em si mesmo ou em Jesus?  

NOVA IDENTIDADE

Qual deve definir o filho de Deus? Orgulho egoísta ou vergonha? Exatamente, nenhum dos dois.   Esta luta serve para ser uma grande ferida e uma nova identidade. Ele seria para sempre conhecido como Israel. Ele foi humilhado através deste processo. Essa humildade levou à identidade.   Meu ponto é este, seu passado, bom ou ruim pode tirar seu foco de Jesus. Na conquista, nós nos tornamos o ponto focal. Na vergonha, nos tornamos o ponto focal. Deus nos dará uma nova identidade dos lugares de feridas profundas. Ele nos dará uma nova identidade em um lugar de grande conquista. Não importa as circunstâncias, uma identidade centrada em Cristo nunca é sobre você, é sempre sobre Jesus.

2560 1707 Ministério Renovação em Cristo